A ideia de Home Staging tem já várias décadas. Surgiu inicialmente nos anos 70 do século passado, nos Estados Unidos.
Home Staging significa "encenação na casa".
Uma vez que esta técnica de marketing imobiliário provou ser exponencialmente eficaz na venda rápida e por valores mais elevados dos imóveis, ela acabou por ser usada também na Europa, já na década de 90.
O propósito do home staging é o de agregar valor a um imóvel, permitindo que se torne mais atrativo a potenciais inquilinos ou compradores, agilizando assim o processo de arrendamento ou venda do mesmo.
Tal como o nome indica consiste numa encenação que apela ao lado mais emocional do potencial novo proprietário ou arrendatário.
O objetivo consiste em transformar a casa através dos vários elementos decorativos - mobiliário, iluminação, cores e texturas, criando um espaço onde o visitante se possa imaginar e sentir em casa quando a visita pela primeira vez.
O objetivo do home staging é criar uma decoração simples, funcional e acolhedora, que possa agradar a um leque alargado de potenciais interessados.
Caso não queira ounão possa investir em remodelações muito profundas deve começar por pequenas reparações: aquele buraco na parede, o estore avariado, a fecho daquele armário da cozinha... e outros detalhes semelhantes que se não forem resolvidos vão dar nas vistas na altura mais imprópria.
Todos os elementos pessoais devem ser retirados de cena: roupas, fotos, objetos com contação religiosa, política ou clubística, papéis, coleções em exposição p. ex.
Devem ser retirados também todos os elementos desnecessários como pequenas peças de mobiliário que acabam por ocupar espaço, vitrines demasiado cheias devem ser esvaziadas, tapetes que tapam todo o pavimento devem sair também.
A ideia é deixar o imóvel com espaço livre, desafogado, onde se consiga circular e fazer as atividades quotidianas livremente. Desta forma o espaço poderá até dar a sensação de ser maior.
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De forma a criar ambientes mais acolhedores e que possam agradar a um leque mais vasto de possíveis compradores ou arrendatários utilize cores neutras nas paredes, pavimentos e elementos decorativos em geral.
Use a iluminação a seu favor, quer seja natural ou artificial. Abra estores, persianas, cortinas ou caso o imóvel não tenha muita luz vinda de fora adicione pontos de luz estratégicos. Na cozinha, wc e espaços de trabalho em geral coloque luzes de coras mais frias. Nos quarto e salas luzes um pouco mais cálidas.
Almofadas, cortinas, plantas naturais, velas, uma mesa posta expondo loiça simples para um jantar a dois, um toque suave de fragrância suave: alfazema, limão, rosa etc. dão o último toque para um ambiente que se quer confortável e aprazível.
Home Staging: DIY ou Contratar Designer de Interiores/ Empresa?
Se estas dicas não são suficientes para si e/ou a decoração não é campo do seu interesse pode contratar um designer de interiores ou uma empresa para fazer o trabalho por si.
Os preços para contratar home staging podem variar, em média, entre as poucas centenas de euros e as dezenas de milhar, dependendo do espaço em causa e da sua carteira.
O que deve ter em conta é que o serviço realizado por um profissional pode de fato fazer a diferença e que o valor pago compensa com a consequente valorização do imóvel e venda ou arrendamento muito mais rápidos do mesmo.
Por todas as razões apontadas anteriormente, o home staging é de fato uma ferramenta de marketing, senão mesmo a melhor de todas, para rapidamente valorizar e transacionar o seu imóvel, seja ele do segmento mais baixo ou mais luxuoso.